![]() |
| Presidente da Câmara de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve em CG nesta quarta (Foto: Pedro Pereira) |
Cumprindo agenda em Campina Grande ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), o vereador e presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (PSD), falou sobre a relação entre os poderes Executivo e Legislativo na capital paraibana. De acordo com o parlamentar, a forma como Cícero se relaciona com o parlamento pessoense é um diferencial que está sendo observado por aliados na Assembleia Legislativa, na busca por encorpar ainda mais o rol de apoio à sua futura candidatura ao Governo do Estado.
“A forma como um prefeito se relaciona com o Poder Legislativo demonstra muito o seu perfil político para, por exemplo, chegar ao Governo do Estado e como ele lidará com a Assembleia Legislativa. A parceria é importantíssima. São poderes independentes e autônomos, inclusive a Câmara Municipal, mas não estão submetidos ao Executivo; pelo contrário, são parceiros do Executivo. Eu acho essa parceria muito importante. Ele [Cícero] tem uma bancada expressiva no Parlamento e criou secretarias no seu governo com indicação de vereador. Eu acho que essa parceria entre o Parlamento e o Executivo é muito importante e deve ser ampliada também para o Governo do Estado e a Assembleia. É uma parceria produtiva, e a classe política, com certeza, vê com bons olhos a relação de Cícero com o Parlamento”, afirmou.
A boa relação de Cícero com os parlamentares da capital, inclusive, tem causado algumas dores de cabeça na base situacionista do Governo do Estado, uma vez que vereadores (e até deputados) filiados a partidos aliados ao governador João Azevêdo, a exemplo do Republicanos, têm reiterado que, neste momento, apoiam o projeto do prefeito em sua pré-candidatura. A reversão deste quadro promete colocar à prova o poder de articulação dos “caciques” governistas nos próximos meses.
