Coluna Turismo e Eventos: 2025, ano de crescimento no turismo – Por Alessandro Sousa


Em 2025 o turismo no Brasil teve um crescimento acima dos 6% em comparação ao mesmo período de 2024. Um resultado obtido através dos setores de transportes aéreos de passageiros, hospedagem e restaurantes. Se no Brasil houve motivos para comemorar, no internacional esses motivos dobram pela quantidade de turistas visitando o Brasil. 

Em setembro já era comemorado as chegadas históricas de 570,9 mil visitantes em um único mês. De janeiro a setembro 7 milhões de turistas estrangeiros visitaram o Brasil. No dia 19 de dezembro chegamos a 9 milhões de turistas, um número 40% superior ao registrado no ano de 2024. O resultado fez o país ultrapassar a meta anual estabelecida pelo PNT (Plano Nacional de Turismo) que previa a chegada de 6,9 milhões em 2025 estabelecendo assim, um novo recorde histórico. A marca foi celebrada no Turistômetro instalado na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, que registrou simbolicamente.

De acordo com a Embratur, o fluxo maior nas chegadas internacionais, está ligada diretamente a expansão da conectividade aérea, mais voos diretos para destinos brasileiros, além do fortalecimento das ações de promoção do Brasil no exterior, como Argentina, Estados Unidos e Chile. Fica evidente a força do mercado regional em relação a interesse crescente de viajantes de outras regiões do mundo.

É importante lembrar que o turismo gera empregos, é uma importante solução para economia em várias regiões do Brasil. O impacto econômico segundo dados do Banco Central divulgados em conjunto a Embratur, mostram que de janeiro a outubro de 2025, turistas estrangeiros deixaram US$ 6.617 bilhões no país, aumento superior a 10% em comparação ao mesmo período de 2024. Ainda segundo dados divulgados, o desempenho mostra a relevância do turismo internacional para equilíbrio a balança de serviços e para economia.

Boa viagem e boa leitura.

Alessandro Sousa - Agente de Viagens há 27 anos

DELTATOUR CPV - @deltatour.com.br – deltatour.com.br

Postagem Anterior Próxima Postagem