O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba rejeitou, por unanimidade, mais um recurso do ex-candidato Jhony Bezerra (PSB) contra o prefeito reeleito Bruno Cunha Lima (União Brasil) referente às eleições de 2024. A ação, na qual o socialista acusava Bruno de abuso de poder político e econômico, já havia sido malsucedida em primeira instância.
Jhony acusava a campanha do prefeito de promover "derramamento de santinhos" e materiais de campanha por servidores municipais e com veículo vinculados à campanha; prisão de indivíduo portando armas, dinheiro e material de campanha; contratação fraudulenta de prestadores; e uso da Secretaria de Serviços Urbanos para retirada de material de propaganda do adversário.
Para o TRE, contudo, o ex-candidato não conseguiu provar as acusações. “No caso concreto, os elementos trazidos — matérias jornalísticas, denúncias unilaterais e documentos frágeis — não comprovam o nexo causal eleitoral entre as condutas e os recorridos”, afirma a decisão.
AIJE DOS VEREADORES
A corte estadual também rejeitou por unanimidade recurso de vereadores do PSB contra o prefeito reeleito, mantendo novamente decisão de primeira instância.
Na ação, Anderson Almeida, Waléria Assunção e suplentes do partido acusavam Bruno, o vice-prefeito Alcindor Vilarim e os secretários Diogo Lyra (Administração), Dunga Júnior (Saúde), Asfora Neto (Educação) e Fábio Thoma (Semas) de abuso de poder político via contratações de servidores.
Para o TRE, o processo deveria ser rejeitado por ter como tema denúncias já analisadas e não acatadas em outra ação.
Lenildo Ferreira (Hora Agora) - Reprodução proibida
