Por Alexandre Moura (*)
2026: O ano em que a ACCG celebra 100 anos de fundação
A cidade de Campina Grande comemora, no final de 2026, o centenário de uma de suas instituições mais emblemáticas: a Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG). Fundada em 1926, a entidade “atravessou” 100 anos de profundas transformações econômicas, políticas e tecnológicas, consolidando-se como uma das principais vozes do empresariado e agente estratégico do desenvolvimento regional. Criada em um período em que Campina Grande despontava como importante entreposto comercial do interior nordestino, impulsionada sobretudo pelo “Ciclo do Algodão”, a ACCG nasceu com a missão de organizar, representar e fortalecer o comércio e a atividade empresarial. Ao longo das décadas, acompanhou — e muitas vezes liderou — os movimentos de modernização da economia local, defendendo pautas estruturantes, como infraestrutura urbana, ambiente regulatório favorável, acesso a crédito (foi na ACCG que o SICOOB Paraíba “nasceu”, bem como a SGC Nordeste – Sociedade Garantidora de Credito, ambas com inestimável apoio do SEBRAE) e políticas de incentivo ao empreendedorismo.
2026: O ano em que a ACCG celebra 100 anos de fundação (II)
Reconhecidamente, a atuação da ACCG foi importante para a consolidação da cidade como um dos principais polos econômicos do nordeste brasileiro. A entidade participou ativamente de debates e articulações, que contribuíram para a diversificação da matriz produtiva local, estimulando não apenas o comércio tradicional, mas também a indústria, os serviços e, mais recentemente, os setores intensivos em conhecimento (tecnologia e inovação). Nesse contexto, a ACCG teve papel relevante na construção do “Ecossistema Local de Educação, Tecnologia e Inovação” que destaca Campina Grande em âmbito nacional e internacional. Ao longo de sua história, a ACCG manteve diálogo permanente com Universidades, Centros de Pesquisa, Parque Tecnológico e também, procurou apoiar as startups locais. Reconhecendo, claramente, a Educação e a Inovação como vetores centrais da competitividade das empresas. Essa aproximação ajudou a criar pontes entre o empresariado e instituições como a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e outras organizações de ensino e pesquisa, favorecendo a formação de talentos, a transferência de tecnologia e o surgimento de novos negócios na cidade.
2026: O ano em que a ACCG celebra 100 anos de fundação (III)
No “ambiente de negócios” atual, marcado pela rápida transformação digital, pela “economia do conhecimento” e uso intensivo de IA (Inteligência Artificial) em praticamente todos os segmentos da economia, a ACCG se faz presente em temas como inovação aberta, empreendedorismo tecnológico, economia criativa e sustentabilidade, participando ativamente desse processo, inclusive com representantes nos Conselhos de Administração da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTc-PB) e do CITTA – Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo. Sendo ainda, participante nas iniciativas do “E.InovCG – Ecossistema de Inovação de Campina Grande”. Reforçando desta forma, sua relevância junto ao Polo Tecnológico e de Inovação, frequentemente citado como um dos mais importantes do Nordeste e do Brasil. Ao completar 100 anos, a ACCG reafirma seu compromisso histórico com o desenvolvimento da cidade e de seu entorno.
2026: O ano em que a ACCG celebra 100 anos de fundação (IV)
E para comemorar essa data histórica e extremamente importante, o “Conselho Vitalício” da ACCG, formado por seus ex-Presidentes, conjuntamente com a Presidência atual, está organizando uma série de eventos e ações ao longo do ano. Dentre as ações já em andamento, estão: Atualização do Livro sobre a história da entidade (a última edição foi a comemorativa dos “90 anos”, em 2016); Lançamento oficial da “Logomarca e Selo dos 100 anos”; e Construção de um “Monumento Comemorativo do Centenário”. Mais do que celebrar o passado, o centenário simboliza a capacidade de adaptação e renovação constante, de uma Associação que segue atuando como elo entre empresários, poder público, academia e sociedade, contribuindo para que Campina Grande continue sendo referência em dinamismo econômico, inovação, tecnologia, educação e empreendedorismo no Brasil.
____________________________________________________________
Engenheiro Eletrônico, Mestrado em Engenharia Elétrica, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), Curso de “Liderança Transformadora Global” pela Nova School of Business & Economics (Portugal), Acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Fundador e Membro do Conselho de Administração do SICOOB Paraíba, Co-autor do livro: “Ecossistema de Inovação de Campina Grande, sua trajetória e conexão com o Sebrae Paraíba”, Ex-Presidente da ACCG e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.
