Servidores do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, encaminharam denúncias à Rádio CBN de João Pessoa as condições de alimentação servidas pela unidade de saúde. Conforme publicação da coluna Pleno Poder, do Jornal da Paraíba, é possível ver nas imagens enviadas até mesmo uma barata na cozinha do hospital.
A emissora também afirmou que há imagens que mostram o inseto na comida que seria servida a pacientes. “Um funcionário, que não quis se identificar, relatou que os problemas estruturais resultaram, inclusive, no fechamento de um setor de UTI no Hospital Metropolitano”, ressalta a notícia.
Conforme a coluna, as denúncias apontam atrasos de salários de trabalhadores contratados como pessoas jurídicas, havendo queixas também sobre a demora na convocação de concursados.
NOTA
Em nota enviada ao Jornal da Paraíba, a PBSaúde disse, em relação a presença de inseto em refeição, "que a direção do Hospital Metropolitano informa que a unidade adota rigorosamente um cronograma técnico de dedetização e controle integrado de pragas".
Sobre FGTS e direitos trabalhistas, a PB Saúde disse que "todas as informações relativas às obrigações legais foram devidamente declaradas aos órgãos competentes", tendo ocorrido "uma intercorrência de natureza técnica no processo de compensação, que impossibilitou a efetivação dos créditos na data inicialmente prevista".
Quanto à convocação de aprovados em concurso, a fundação frisou que "o prazo legal para convocação dos aprovados nas vagas imediatas se estende até 10 de abril de 2027, ou, em caso de prorrogação, até 10 de abril de 2029, inexistindo qualquer irregularidade no cronograma adotado pela instituição".
