ONG da Paraíba trava guerra na Justiça contra biólogo com mais de 3 milhões de seguidores no Instagram

Biólogo Henrique - Imagem: Divulgação

O Instituto Protecionista SOS Animais & Plantas acionou a Justiça contra o biólogo e influenciador digital Henrique Abrahão Charles, acusando-o de promover ataques e divulgar informações falsas sobre a entidade em redes sociais. A ação, que tramita na 9ª Vara Cível da Capital, pede indenização por danos morais no valor de R$ 100 mil e a remoção definitiva de publicações consideradas ofensivas.

Segundo o Instituto Protecionista SOS Animais & Plantas, Henrique Abrahão Charles, que usa o perfil @biologohenrique no Instagram (onde tem mais de 3 milhões de seguidores) teria iniciado uma sequência de vídeos e postagens com acusações contra a ONG, associando a entidade a condutas irregulares e desqualificando seu trabalho. 

A organização afirma que o conteúdo expôs o perfil institucional e seus representantes, incentivou reações hostis de seguidores e prejudicou sua imagem pública, inclusive por insinuar irregularidades financeiras e atribuir à entidade responsabilidade por episódios envolvendo animais mantidos em cativeiro.

Segundo os advogados da entidade, Henrique fez alegações falsas de que o valor da ação movida pela ONG contra o Município de João Pessoa no caso envolvendo a leoa Leona (que matou o jovem conhecido como Vaqueirinho), de R$ 1 milhão, seria pretendido para proveito da instituição. O influenciador também questionou os pedidos de Pix feitos pela Animais e Plantas.

Em decisão inicial, a Justiça atendeu parcialmente um pedido de urgência e determinou que Henrique Abrahão removesse duas postagens específicas, o que já foi feito. Outros pedidos, como a retirada de demais publicações apontadas pela entidade, a imposição de proibição de novas postagens e a obrigação de retratação pública, foram negados nessa fase.

Em suas redes, o biólogo afirmou que não vai recuar das críticas à ONG, à qual acusou de censura. Ele também pediu ajuda financeira, através de Pix, para os custos relacionados à sua defesa no processo.

Lenildo Ferreira - Hora Agora

Postagem Anterior Próxima Postagem