Após o susto na cidade com o anúncio feito pela rede de atendimento hospitalar complementar, que decidiu paralisar as atividades por atrasos nos repasses por parte da Prefeitura de Campina Grande, um acordo intermediado pelos vereadores suspendeu a interrupção dos serviços.
O ajuste foi possível mediante o compromisso, assumido pela Secretaria de Saúde do Município, de sanar as pendências até esta sexta-feira, 06. O impasse envolve unidades filantrópicos e privadas que atendem a população através do Sistema Único de Saúde.
A queixa é que os atrasos de repasses do SUS e de emendas parlamentares destinadas aos hospitais já somava cerca de R$ 38 milhões. Ainda em janeiro, o Município pagou uma pequena parcela das pendências, assumindo o compromisso de completar os repasses até esta sexta.
De acordo com informações do Conselho Municipal de Saúde, os valores necessários para o pagamento foram repassados pelo Fundo Nacional de Saúde para o Município ontem (quinta-feira), gerando a expectativa de que o acordo será cumprido.
Ainda conforme o conselho, o secretário de Saúde do Município, Dunga Júnior, garantiu nesta quinta-feira que os pagamentos seriam efetivados. A entidade está aguardando a confirmação dos repasses.
