Vereadora critica contrato de Whindersson Nunes com a Educação no Piauí: "Exemplo de fumar maconha"

A vereadora e o humorista. Imagens: Redes sociais - divulgação

A vereadora de Teresina Samantha Cavalca fez duras críticas públicas ao humorista Whindersson Nunes ao comentar contratos firmados entre a Secretaria de Educação do Piauí e empresa de robótica associada ao artista, atualmente sob investigação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). As declarações foram dadas em entrevista recente e repercutiram nas redes sociais.

Na fala, a parlamentar questionou a escolha do comediante como referência para projetos educacionais e atacou a relação do artista com recursos públicos, afirmando que ele “só pensa em dinheiro público”. A vereadora também mencionou diretamente a investigação aberta pelo TCE sobre convênios e contratos envolvendo a empresa de robótica ligada a Whindersson e o governo estadual.

O caso citado por Cavalca refere-se a contrato firmado pela Secretaria de Educação do Piauí com a empresa Tron Robótica Educacional, que tem o humorista como divulgador e parceiro de marca. Auditoria técnica do TCE-PI identificou indícios de irregularidades na contratação, incluindo pagamento por kits de robótica que não teriam sido entregues às escolas e repasses antecipados por serviços ainda não prestados. 

O acordo, iniciado por dispensa de licitação em 2023, teve valor ampliado por aditivos até cerca de R$ 11 milhões. Segundo o relatório do tribunal, fiscais visitaram unidades de ensino e relataram que gestores escolares não receberam os materiais previstos, apesar de pagamentos milionários já realizados. 

Embora Whindersson não conste formalmente como sócio da empresa contratada no Piauí, ele já teria se apresentado publicamente como dono ou parceiro da marca e atua como embaixador da matriz por meio de acordo de mídia com participação societária. A defesa do humorista sustenta que ele não possui ingerência na gestão ou execução de contratos públicos firmados por unidades da empresa.

Até o momento, Whindersson Nunes não se pronunciou especificamente sobre as críticas da vereadora, mas já afirmou, em manifestações anteriores, que sua atuação na empresa é limitada à divulgação e não envolve decisões administrativas ou contratuais.


Postagem Anterior Próxima Postagem