O adolescente que matou a mãe em Campina e ‘O Silêncio dos Inocentes’ - Por Saulo Nunes



Ainda repercute na Paraíba um crime impactante ocorrido em Campina Grande, nessa segunda-feira, 23 de agosto. Um adolescente de 15 anos de idade desferiu várias facadas na própria mãe, Viviane Rodrigues, que foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Fala-se em 30 ou 50 golpes, conta que só a perícia poderá aferir. 

O jovem tentou fugir, mas foi capturado. Na Delegacia de Homicídios, ele contou com detalhes - e nenhum arrependimento - como cometeu o crime e o porquê de ter feito isso. Um dos ‘motivos’, segundo ele, foi o fato de o seu pai ter sido assassinado há cerca de seis ou oito anos. No entendimento do adolescente, o crime teria sido ‘articulado’ por sua mãe.  

Essa suspeita dele perante à mãe foi confirmada por sua avó materna, em conversa com policiais na delegada. Ela disse que, ainda criança, o jovem sempre ‘se queixava’ disso, mas para a idosa, essa desconfiança não passa de exageros. Nunca houve provas de que mãe dele teria envolvimento na morte do pai. Enfim, é uma versão. Cabe à polícia investigar os fatos.

Para piorar a situação, o adolescente detido é usuário de drogas há um bom tempo. Se ele, realmente, ‘botou na cabeça’ que a mãe ajudou no assassinato do pai, essa conclusão pode ter sido turbinada pelos efeitos dos entorpecentes de que faz uso. Um profissional da mente humana vai explicar isso melhor do que eu.

O Silêncio dos Inocentes

O célebre filme O Silêncio dos Inocentes fala sobre a tragédia [mental] vivida por um menino ao vir sua irmã, mais nova, ser ‘devorada’ por homens em uma situação de fome extrema. Devido às circunstâncias do momento, alguém deveria morrer para servir de alimento aos demais. Sobrou para o ser mais indefeso. 

Esse menino cresceu tendo pesadelos com aquelas cenas, adoeceu psicologicamente, se tornou médico/psicopata e passou a matar pessoas e comer a carne das suas vítimas, exatamente como fizeram com sua inocente imã de três anos de idade. 

Se essa mãe morta pelo filho ontem em Campina Grande teve, realmente, participação do assassinato do companheiro, isso ninguém sabe dizer ainda. Mas o que se tem de concreto é que, ontem, um menino de sete anos de idade idade viu sua mãe sangrar, chorar e implorar por socorro, no momento em que era assassinada a golpes de faca.

Era o irmão do adolescente agora detido. De acordo com as investigações, essa criança presenciou toda a cena do crime e depois correu para se esconder. Silenciosa e inocentemente.

O que será desse menino daqui para frente?

-----------------------------

Para ler outros artigos de Saulo Nunes, clique AQUI.

---------------------

PERFIL

Saulo Nunes é formado em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ingressou via concurso público no sistema penitenciário do estado em 2009, onde permaneceu como policial penal até o ano de 2015. A partir daí, também após aprovação em concurso, passou a trabalhar como Investigador da Polícia Civil. É autor de Monte Santo: A casa de detenção de Campina Grande


Postagem Anterior Próxima Postagem