Economia criativa: Leia a nova coluna de Regina Amorim no portal Hora Agora


A capacidade de transformar os maiores problemas do mundo em modelos de negócios disruptivos, gera as transformações que já estamos vivenciando nas últimas décadas. Apostar no ecossistema ordenado pela disrupção e singularidade, bem como por tecnologias que ainda nem sequer foram inventadas, será o renascimento de um mundo sem fronteiras, pois nem mesmo os futuristas podem imaginar as infinitas oportunidades de negócios, que desafiam o impossível e antecipam o futuro.

Fico a imaginar como era o mundo há milhões de anos com os dinossauros e a sua capacidade de dominação e resistência. Entretanto as mudanças ambientais foram tão intensas que os dinossauros não conseguiram se adaptar. Assim como os dinossauros que eram grandes e pesados, desapareceram, os mamíferos menores, ágeis e resilientes dominaram o planeta. Dos dinossauros ficaram apenas pegadas e fósseis em alguns lugares do mundo, dentre eles, a Unidade de Conservação, Parque dos Dinossauros, em Sousa – PB. A Paraíba tem a região turística denominada Vale dos Dinossauros, que já contempla o roteiro turístico com o mesmo nome, integrando os municípios de Sousa, São José de Piranhas, Poço de José de Moura e Joca Claudino.

Comparando a era dos dinossauros com a evolução exponencial da tecnologia, percebe-se a grande transformação que acelera os negócios e dá a sensação de que a história se repete de um jeito diferente e nunca imaginado antes. Uma espécie de empresa grande e resistente à inovação, ainda vem atuando no mercado e semelhante aos dinossauros, pode até desaparecer, enquanto outro perfil de empreendedor, impulsionado pela tecnologia, vem aprendendo a lidar com a nova dinâmica do mundo dos negócios.

O município de Sousa – PB que guarda a memória do tempo dos dinossauros, já tem algumas startups e hub de inovação. As startups são empresas enxutas, que focam na tecnologia da informação e nas ferramentas que provocam as mudanças e empoderam esses pequenos negócios. Já os hubs de inovação são ambientes físicos e on-line de conexão e desenvolvimento de soluções inovadoras. A cidade de Sousa também tem artistas de teatro e poetas que enriquecem o turismo criativo e colaborativo, apropriando-se de histórias, memórias e diversos ícones do lugar, para inovar e gerar competitividade. No turismo criativo, as pessoas querem vivenciar experiências significativas e conviver com pessoas inspiradoras.

É possível lembrar dos dinossauros nas ruas e no pórtico da cidade de Sousa - PB, nas empresas, no artesanato, na poesia, no teatro e até na moda autoral e atemporal. Esse é o incrível poder da criatividade, que possibilita unir o passado ao presente e ao futuro, com as melhores práticas para impactar o território criativo, de forma positiva e transformar ameaças em oportunidades. Empresas fracassam quando se acomodam e pensam que o que funcionou no passado funcionará no presente e no futuro. Vivemos uma época bem criativa para os negócios inovadores que experimentam a tecnologia e o seu poder de mudar o mundo, com grandes possibilidades empreendedoras.

A impressora 3D é uma das tecnologias exponenciais mais disruptivas e poderosas, que impacta desde setores aeroespacial, automobilístico, área da saúde até bens e consumo de varejo.  É preciso ter mente aberta para as novas formas de pensar e criar. “Dê as pessoas a oportunidade que elas precisam para surpreender você e elas surpreenderão”. Permita-se ter ideias ousadas, que possam parecer malucas, para criar algo original.

A criatividade pode ter várias combinações que resultam em novas ideias, desapegando-se de velhos pensamentos e ampliando sua capacidade de inovar. As novas estruturas colaborativas funcionam como força propulsora para alavancar as atividades econômicas, seja no turismo criativo, seja nos negócios disruptivos, porque permitem o intercâmbio entre povos, de forma benéfica, com um propósito transformador. 

Forme parcerias com negócios do seu território no mundo real ou com uma comunidade no mundo virtual, mas interaja bem com os outros. Fazer o mundo melhor exige um esforço coletivo que só depende de nós. Temos um futuro   ousado pela frente, porque somos destinados à ousadia. Cabe aos ousados, liderar esse futuro.

Postagem Anterior Próxima Postagem