“Engineering Education for the Future” - Leia a nova coluna de Alexandre Moura


Por Alexandre MOURA (*)

“Engineering Education for the Future”

No período de 16 e 18 de maio, próximo, o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, instalado na cidade de São José dos Campos, São Paulo, promoverá a Edição 2024 do “EEF - Engineering Education for the Future” (“Educação para a Engenharia do Futuro”). Durante os três dias do evento (que é aberto ao público), serão debatidos temas importantes relacionados “ao papel da Engenharia para o avanço econômico nacional e como a educação, atualizada às novas necessidades da sociedade, contribui com o processo de inovação na indústria brasileira”. Segundo os organizadores, nesta segunda edição (que acontece 5 anos após a realização da primeira) do EEF, serão apresentados/discutidos “temas atuais ligados à tecnologia e ao desenvolvimento, contando com rodadas de debates sobre processos de aprendizagem e sobre o papel do poder público no avanço do ensino de qualidade”. Também vão acontecer, em paralelo ao EEF 2024, três competições com a participação de estudantes de universidades de todo país.

“Engineering Education for the Future” (II)

A primeira é o “ITA Challenge”, que tem o objetivo “de difundir a cultura do empreendedorismo e da inovação na comunidade acadêmica”; A segunda é “o Grand Prix de Inovação”, “visando desenvolver a capacidade de resposta a problemas de times multidisciplinares”; E a terceira competição é o “Data Science Challenge”, um “hackathon (maratona de programação) para avaliar a melhor solução para um desafio sugerido”. Além dessas competições, haverá a “Mostra ITA 2050”, uma exposição sobre a potencialidade dos projetos executados por alunos, professores e pesquisadores do ITA e de outros Institutos do DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. A direção do ITA considera o EEF 2024 “uma ótima oportunidade “para discutir em alto nível, a importância da tríplice hélice, com a integração entre governo, academia e a indústria, uma peça-chave para o crescimento econômico e o desenvolvimento social baseados no conhecimento”. O evento é totalmente gratuito e aberto para estudantes, pesquisadores e empresários de todo o País. Mais informações no Portal www.ita.br

Ataques Hackers a Empresas de Saúde Americanas

No mês passado aconteceu um grande ataque hacker na empresa “UnitedHealth Group”, multinacional americana especializada em cuidados de saúde e bem-estar, sendo a 8ª maior empresa do mundo, em faturamento. O ataque cibernético ao departamento responsável pelo suporte tecnológico da empresa, acarretou um “verdadeiro caos” para milhões de usuários, desde pacientes a hospitais e clínicas espalhados por todo os Estados Unidos, criando inclusive, uma crise financeira em milhares de pequenos prestadores de serviços de saúde, que ficaram sem poder receber seus honorários, por várias semanas. Além disso, houve a “violação” de dados pessoais de usuários e o mais grave, os hackers conseguiram também, em alguns casos, acesso aos Prontuários Médicos de milhares de pacientes.

Ataques Hackers a Empresas de Saúde Americanas (II)

Esses ataques a “infraestruturas críticas”, como sistemas de saúde, já são casos de “segurança nacional” para qualquer país e estão, infelizmente, cada vez mais “eficientes” com o uso de IA (Inteligência Artificial) pelos “criminosos digitais”. O caso da UnitedHealth não foi o primeiro e não será o último, mesmo com o aumento exponencial nos investimentos em proteção cibernética sendo feito pelas empresas e governos, em nível mundial. Só para se ter uma ideia do desafio sendo enfrentado, no ano passado (2023), segundo informações do governo americano, os hackers atacaram as principais empresas americanas do segmento médico, dentre elas a “Perry Johnson & Associates” com 9 milhões de usuários; a “Managed Care”, também com 9 milhões de usuários; a “Welltok Inc”, com 8,5 milhões; e a “PharMérica Corp” com cerca de 6 milhões. Prejudicando o atendimento de dezenas de milhões de pessoas, muitas delas em momentos de emergência de saúde e com risco de morte. Muito complicado.

Feliz e Abençoada Páscoa para Todos!

____________________________________________

Engenheiro Eletrônico, Mestrado em Engenharia Elétrica, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Fundador e Membro do Conselho de Administração do SICOOB Paraíba, Ex-Presidente e Diretor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.

Postagem Anterior Próxima Postagem