IA como Aliada no “Marketing e na Comunicação” - Por Alexandre Moura


Por Alexandre Moura (*)

IA como Aliada no “Marketing e na Comunicação”

A IA (Inteligência Artificial) vem se consolidando como uma ferramenta estratégica para empresas de todos os seguimentos. Nas de “Marketing e Comunicação” não é diferente, muito pelo contrário. Seja para entender melhor o comportamento do consumidor, automatizar processos ou criar campanhas mais personalizadas, a ferramenta já é considerada um dos principais aliados do setor. O uso de IA, tem possibilitando maior eficiência, personalização e impacto nas campanhas publicitarias. Seu uso não se restringe apenas à automação de tarefas, mas também, na criação de novas formas de relacionamento com clientes e ao fortalecimento/crescimento da “inteligência de mercado”. Entre as principais aplicações, podemos citar: “Análise de dados e comportamento do consumidor”. Ferramentas de IA podem coletar e interpretar grandes volumes de dados de diferentes canais digitais, identificando padrões de consumo, preferências e tendências. Isso permite que campanhas sejam direcionadas com mais precisão, aumentando o ROI (Retorno sobre o Investimento), do cliente; “Personalização de campanhas”. Com algoritmos de machine learning, é possível criar experiências personalizadas para cada cliente, seja no envio de “e-mails” e “posts” nas redes sociais, anúncios segmentados ou recomendações de produtos, nas várias mídias disponíveis hoje.

IA como Aliada no “Marketing e na Comunicação” (II)

Outra aplicação de IA muito utilizada é na “Automação de Marketing”. Chatbots, assistentes virtuais e plataformas de automação utilizando IA, permitem interações em tempo real, otimizando o atendimento ao cliente e garantindo respostas rápidas e consistentes. Isso reduz custos operacionais e melhora a experiência do usuário; outro campo de uso é na “Produção de conteúdo” (de forma bem semelhante ao utilizado no jornalismo). A IA pode ser uma “aliada poderosa” na criação de textos, roteiros, artes e vídeos, sugerindo ideias ou automatizando parte da produção. Isso libera as “equipes criativas” para se concentrarem em estratégias mais inovadoras e de maior valor agregado; a IA tem uma aplicação bem interessante, na “Previsão de tendências”. Onde “modelos preditivos” podem antecipar mudanças no comportamento do consumidor e nas demandas do mercado, apoiando a tomada de decisão em campanhas futuras. Evidentemente, desde que se tenha uma “base grande” de dados/informações sobre os consumidores de determinado produto ou serviço do cliente.

IA como Aliada no “Marketing e na Comunicação” (III)

Já no “monitoramento de marca e na análise de sentimentos” dos consumidores, existem sistemas baseados em IA que conseguem acompanhar conversas em redes sociais e identificar menções positivas ou negativas à marca ou produto especifico. Esse monitoramento em tempo real, permite respostas rápidas a “crises de reputação e insights” valiosos para ajustar a comunicação com o público-alvo; outra aplicação importante e relevante da IA, nas empresas de Marketing e Comunicação, é no tocante a “Otimização da mídia paga”. Plataformas de anúncios com IA “ajudam” a ajustar lances, escolher os melhores canais e definir públicos-alvo com maior precisão, reduzindo desperdícios e aumentando a efetividade das ações. Na prática, exemplos não faltam. Gigantes do varejo, como “Amazon, Shopee e Magazine Luiza”, utilizam sistemas com/de IA para personalizar recomendações de produtos. Já agências de publicidade de todos os tamanhos, têm apostado em ferramentas de IA para otimizar campanhas digitais e monitorar engajamento em tempo real e evidentemente, diminuir custos.

IA como Aliada no “Marketing e na Comunicação” (IV)

Em um cenário cada vez mais competitivo, empresas de Marketing e Comunicação que adotam/adotarem lA no seu dia a dia, terão condições de oferecer serviços mais ágeis, personalizados. O futuro do setor passa pela integração equilibrada, entre criatividade humana e IA. Potencializando assim, resultados e fortalecendo a presença das empresas, nesse negócio extremamente competitivo. Essa é uma tendência irreversível. Vale destacar que, em princípio, a IA “não veio para substituir os profissionais de Marketing e Comunicação, mas seu uso aumenta claramente, a capacidade criativa e analítica desses profissionais”, desde que devidamente capacitados. A combinação “na medida certa” entre criatividade humana e o uso da IA, promete ser o diferencial que vai definir as empresas que terão sucesso ou não, (e até se vão continuar existindo) nos próximos anos.

________________________________________________________________________________

Engenheiro Eletrônico, Mestrado em Engenharia Elétrica, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), Curso de “Liderança Transformadora Global” pela Nova School of Business & Economics (Portugal), Acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Fundador e Membro do Conselho de Administração do SICOOB Paraíba, Co-autor do livro: “Ecossistema de Inovação de Campina Grande, sua trajetória e conexão com o Sebrae Paraíba”, Ex-Presidente da ACCG e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.

Postagem Anterior Próxima Postagem