Latam confirma negociações com o Governo do Estado para operações em Campina Grande

Imagem: Divulgação 

O Governo da Paraíba está em negociações com a companhia aérea Latam (antiga Tam) para a retomada de operações no Aeroporto de Campina Grande. A informação foi confirmada neste sábado (13) por Eduardo Macedo, head de assuntos públicos da Latam, segundo publicação da coluna de Igor Pires publicada no Diário do Nordeste.

Segundo Macedo, a Latam “sempre avalia as oportunidades para ampliar a sua malha aérea” e está em tratativas com o governo estadual para analisar a viabilidade de operar diretamente na cidade paraibana.

A reportagem informa que fontes do governo estadual confirmam que a Paraíba busca atrair diversas rotas deixadas pela Azul e planeja, inclusive, lançar uma ligação para Brasília a partir de Campina Grande no período do “Maior São João do Mundo”, evento que atrai grande fluxo, durante junho de 2026.

A proposta inicial da Latam teria como prioridade ligar Campina Grande ao hub de Guarulhos (São Paulo), alternativa considerada natural, visto que já há modelos semelhantes operados em outras cidades nordestinas como Juazeiro do Norte, Petrolina, Vitória da Conquista, Fernando de Noronha e Jericoacoara.

A viabilidade operacional, contudo, depende de dois fatores principais: a disponibilidade de aeronaves — apontada como desafio para a Latam — e os incentivos financeiros que o governo estadual está disposto a oferecer. Estados vizinhos têm conseguido acordos de subvenções para viabilizar novas rotas, como Piauí e Ceará.

Se concretizada, a volta da Latam com operação própria em Campina Grande representará uma retomada estratégica para a aviação da cidade, que já funcionou como um mini-hub.

-----
Lenildo Ferreira - Hora Agora (reprodução proibida)
Postagem Anterior Próxima Postagem