Qualquer mercadoria transportada por aeronave, tendo como principal característica sua agilidade e segurança, ideal para produtos de alto valor agregado, como eletrônicos e joias, e para itens que exigem urgência e controle de temperatura, como frutas, vacinas e órgãos. O processo envolve desde a aceitação da carga no terminal até o embarque em aeronaves (cargueiros ou de passageiros) e o transporte ao destino final, onde a entrega é feita ao destinatário.
Alguns tipos de cargas e aeronaves:
Existem os cargueiros dedicados, que são as aeronaves exclusivas para o transporte de carga. Temos também os aviões de passageiros, quando são utilizados os porões para transportar carga, além de carga na cabine, quando necessário.
Cargas comuns e especiais
Cargas comuns são documentos, confecções e produtos de menor valor. As cargas especiais exigem mais atenção e procedimentos específicos, como os perecíveis, alimentos frescos, frutas que além de todo cuidado, necessitam de temperatura especifica e certificação.
Temos a carga valiosa, como joias, obras de arte e componentes eletrônicos. Já os artigos perigosos exigem homologação dos porões para o transporte.
As mais requisitas são as de animais vivos e restos mortais, estas, requerem documentação específica, incluindo a notificação do comandante da aeronave.
Na carga aérea, há processos de aceitação. Ela é recebida no terminal, onde passa por inspeção física, embalagem adequada e verificação documental. A carga é transportada até a aeronave e posicionada nos porões de carga de cada aeronave após pesagem e balanceamento.
No destino final, a carga é descarregada com os mesmos cuidados, levada ao terminal e entregue ao destinatário. A vantagem da carga aérea é a rapidez, escutando distancia de prazos de entrega, além claro, da segurança devido ao rigoroso controle nos aeroportos, com risco de perda reduzido.
Boa leitura, boa viagem!
Alessandro Sousa - Agente de Viagens há 26 anos
DELTATOUR CPV - @deltatour.cpv – deltatour.com.br