Por Alexandre Moura (*)
Como os “Assistentes de IA” podem ajudar os Empresários das MPEs a entender e aplicar, a Reforma Tributária
A partir de 2026, entra em vigor a Reforma Tributária (RT), uma das maiores mudanças no sistema tributário das últimas décadas. Ela “promete” simplificar a cobrança de tributos e reduzir a burocracia. Entretanto, a RT também traz uma série de novas regras e prazos, que podem gerar dúvidas — especialmente entre Micro e Pequenos Empresários (na realidade, não só entre eles, mas em todos os segmentos econômicos), que nem sempre contam com equipes contábeis estruturadas. Nesse cenário caótico, os “Assistentes de Inteligência Artificial” (Assistentes de IA) surgem como grandes aliados. Essas ferramentas digitais, que funcionam como “consultores virtuais”, podem ajudar os Empreendedores a entender as novas normas/legislação, simular cenários e até automatizar parte da gestão fiscal e contábil. De uma forma simples, um Assistente de IA é um sistema que usa IA para compreender perguntas, buscar informações e gerar respostas personalizadas. Em linguagem simples, ele funciona como um “Chat Inteligente”, capaz de interpretar dúvidas e oferecer orientações baseadas em dados atualizados, legislação vigente e boas práticas de gestão.
Como os “Assistentes de IA” podem ajudar os Empresários das MPEs a entender e aplicar, a Reforma Tributária (II)
Plataformas como o “ChatGPT (OpenAI)”, “Copilot (Microsoft)”, “Gemini (Google)” e soluções nacionais, já são usadas por Contadores, Gestores Financeiros e Advogados Tributaristas, para interpretar textos legais, gerar relatórios e preparar defesas e documentos tributários. Esses assistentes podem, por exemplo, “Explicar” o que muda nos impostos sobre produtos e serviços, de forma adaptada ao segmento de mercado de uma determinada empresa; “Simular” quanto o “negócio” pagará de tributos com as novas regras, comparando com o modelo atual; “Ajudar na transição” entre os regimes tributários (novo X antigo). Lembrando que os dois vão “conviver” por um bom templo complicando ainda mais, a vida dos Empresários e Contadores; “Alertar” sobre prazos e obrigações fiscais; e, “Gerar resumos personalizados” de leis e decretos, poupando tempo do Empresário. Perguntas do tipo: “Como a Reforma Tributária vai afetar o custo do meu produto/serviço?” O Assistente de IA pode então explicar, com base nas novas regras de taxação, como será o cálculo do imposto e quais créditos tributários poderão ser aproveitados; “Quais são os passos para adequar meu sistema gerencial à nova tributação?” A ferramenta pode, com relativa precisão, listar as etapas, indicar documentos necessários e até gerar modelos prontos de planilhas e relatórios.
Como os “Assistentes de IA” podem ajudar os Empresários das MPEs a entender e aplicar, a Reforma Tributária (III)
Além disso, algumas plataformas permitem integração com “Softwares de Gestão” (os chamados ERPs) em uso, possibilitando que a IA analise dados reais da empresa e aponte possíveis impactos financeiros das mudanças. A boa notícia é que já existem assistentes de IA e softwares com foco no público das MPEs. Alguns exemplos práticos: O “popular” ChatGPT, pode ser usado para esclarecer dúvidas gerais sobre a Reforma Tributária, interpretar artigos de lei e gerar explicações em linguagem simples; o “Conta Azul”, Software de Gestão que está implementando funções de IA para automatizar lançamentos contábeis e auxiliar no cálculo de tributos; o “Nuvemshop + IA Contábil” que tem integração para e-commerce (Comércio Eletrônico) que ajuda empreendedores a calcular o impacto da nova tributação sobre produtos e fretes; o “Microsoft Copilot”, bastante útil para quem usa Excel e Word, pois ajuda a criar planilhas de simulação tributária e relatórios automáticos sobre custos e margens; e, o “Contabilizei e o Conube”, plataformas contábeis digitais que já testam o uso de IA para responder dúvidas de clientes e acompanhar as mudanças da Reforma.
Como os “Assistentes de IA” podem ajudar os Empresários das MPEs a entender e aplicar, a Reforma Tributária (IV)
Essas ferramentas estão em constante evolução, e muitas devem lançar “recursos específicos voltados à Reforma Tributária” ao longo do ano que vem, na medida que a “demanda” for aparecendo. Com a chegada da Reforma Tributária, os Assistentes de IA prometem facilitar o acesso ao “conhecimento fiscal”, tornando (em tese) o processo de adaptação mais simples, rápido e econômico. Para o pequeno Empreendedor, isso significa mais tempo para focar no que realmente importa: “fazer crescer o negócio”, com segurança e clareza sobre as novas regras do “jogo tributário brasileiro”. Entretanto, vale destacar que, apesar das vantagens, é importante lembrar: a IA “não substitui o Contador e/ou o Especialista Tributário”, em nenhuma hipótese. Ela é uma ferramenta de apoio — excelente para simplificar informações e ajudar na tomada de decisão, mas “a validação final deve sempre ser feita por um Profissional devidamente habilitado”!
______________________________________________________
Engenheiro Eletrônico, Mestrado em Engenharia Elétrica, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), Curso de “Liderança Transformadora Global” pela Nova School of Business & Economics (Portugal), Acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Fundador e Membro do Conselho de Administração do SICOOB Paraíba, Co-autor do livro: “Ecossistema de Inovação de Campina Grande, sua trajetória e conexão com o Sebrae Paraíba”, Ex-Presidente da ACCG e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.
