Marcação de assentos - Coluna Turismo e Eventos: Por Alessandro Sousa


Como é de amplo conhecimento, as empresas aéreas não apenas no Brasil, adotaram a cobrança antecipada da marcação dos assentos. As regras sofreram algumas alterações desde o início da implantação e até bem pouco tempo, todo bilhete adquirido com a bagagem despachada, o cliente possuía o direito a marcação do assento gratuitamente, já os clientes que optavam por passagens apenas com bagagem de mão, o assento poderia ser marcado gratuitamente 48h antes da partida do voo ou no ato do check-in.

Hoje, essas regras passaram por algumas alterações. No atua momento, a depender da escolha da companhia aérea, as regras sofrem alterações, vamos conhece um pouco sobre elas?

Latam – Todo e qualquer bilhete em classe econômica, seja com bagagem de mão ou bagagem despachada, a marcação do assento terá um custo. A companhia aérea reserva automaticamente os assentos 48h antes do voo, disponibilizando no cartão de embarque com o assento reservado. Já clientes com bilhetes na classe econômica premium, estes, possuem o direito a marcação do assento sem custos adicionais, além do direto a despacho de um volume bagagem gratuito. 

Gol – A companhia aérea passou recentemente a adotar as mesmas práticas da concorrente Latam, independente do bilhete adquirido, seja ele com bagagem de mão ou despachada, a marcação do assento terá um custo adicional. Importante lembrar que na Gol, não há a classe premium, mas nas primeiras cinco fileiras, o valor é diferenciado dos demais assentos por possuírem um maior espaço. Assim como na Latam, 48h antes do voo, o sistema marca os assentos automaticamente disponibilizando no cartão de embarque.

Azul – A companhia passou por recentes mudanças, agora só é permitido marcar os assentos gratuitamente 24h antes do voo. Antes desse prazo, marcar o assento possui um custo adicional. Essa prática vale tanto para passageiros com bagagem despachada, quanto para passageiros com bagagem de mão. Assim como na Gol, na Azul marcar assentos nas 5 primeiras fileiras possuem um custo diferenciado devido ao maior espaço entre as poltronas.

Importante observar:

1. Em todos os casos, há flexibilizações para passageiros que são inscritos nos programas de milhagem, a depender de sua categoria.

2. Quando há mais de um passageiro na mesma reserva, o sistema efetua a marcação dos assentos sempre juntos.

3. Crianças menores de idade, não viajam separadas dos pais e/ou responsáveis legais. Por regra, as companhias aéreas mesmo que por alguma falha na marcação automática os separem de seus responsáveis, os comissários de bordo irão efetuar trocas de assentos para solucionar. Reforçamos que essa troca acontece após o embarque na aeronave, por um comissário. 

4. Hoje essa prática de custos adicionais na marcação dos assentos, existe em todas as empresas aéreas no mundo. Conforme mencionado acima, há flexibilizações a depender da categoria do programa de fidelidade de cada passageiro.  

Boa leitura, boa viagem!

Alessandro Sousa - Agente de Viagens há 26 anos

DELTATOUR CPV - @deltatour.cpv – deltatour.com.br

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