Coluna Turismo e Eventos – Por Alessandro Sousa: Golpes em viagens

 


Um assunto já abordado, mas que nos últimos meses tem assustado pela quantidade casos. Muitas pessoas em buscas de vantagens inexistentes em reserva de voos e hotéis vem sendo vítimas de golpes ao planeja suas viagens. 

Junto a “praticidade”, cresceu de forma assustadora o número de golpes envolvendo a aquisição de passagens aéreas, reserva de hotéis e seguros. Os casos vêm se agravando principalmente para o período de alta temporada, quando as compras em cima da hora deixam a viagem mais cara. Quatro a cada cinco brasileiros já foram alvo de algum tipo de golpe ao tentar reservar viagens, muitos desconfiam dos valores ofertados, com descontos irreais, agência de viagens inexistentes, compras pelo Instagram, Facebook e sites falso que imitam os de empresas aéreas, mas mesmo assim, atraídos pelo preço, efetuam o pagamento seja traves de cartões de crédito e principalmente por PIX. Uma vez efetuado o pagamento via PIX, o golpista bloqueia o contato e a viagem do sonho se torna um pesadelo.

Há um crescimento assustador de oferta de passagens aéreas com valores muito baixos em mercado de sites falsos que imitam com muita perfeição os de companhias aéreas. Segundo Serasa, só nos três primeiros meses de 2025, foram registradas 3.468,255 tentativas de fraudes em diferentes setores, isso representa uma tentativa a cada 2,2 segundos no Brasil.

É importante frisar que não há vendas de passagens aéreas ou pacotes por Instagram ou Facebook, também não há funcionários de empresas aéreas comercializando esses produtos via WhatsApp. É necessário checar também, se a agência de viagens que pretenda comprar algum serviço, tem CNPJ ativo, endereço fixo, se há transparência nos canais de atendimento, e-mail com domínio próprio e se possível registro de marca.

Cheque também o tempo de atuação no mercado, pesquisas no Google, no Reclame Aqui antes de efetuar qualquer pagamento e se possível, vá até a loja física para ter mais tranquilidade ao adquirir qualquer produto relacionado a viagens.

Fica o alerta para que suas próximas são sejam verdadeiras frustações. 

Boa viagem e boa leitura.

Alessandro Sousa - Agente de Viagens há 27 anos

DELTATOUR CPV - @deltatour.com.br – deltatour.com.br

Postagem Anterior Próxima Postagem