Manobra de Veneziano poderá atrasar projeto que reduz pena de condenados do 8/1, diz colunista

Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) vai solicitar vista do projeto de lei que trata da dosimetria das penas, aprovado recentemente na Câmara dos Deputados e previsto para análise na Comissão de Constituição e Justiça do Senado na próxima quarta-feira. A informação foi publicada pela Coluna de Eduardo Gayer, do SBT News (leia AQUI).

Segundo o senador, ainda não está claro se o presidente da comissão adotará outra postura, mas ele garantiu que formalizará o pedido, conforme o colunista. Caso seja acatado, caberá ao presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), decidir se a votação será adiada. Integrantes da base governista também avaliam seguir o mesmo caminho e apresentar pedidos de vista.

Antes mesmo da aprovação na Câmara, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), cogitava levar o texto diretamente ao plenário, mas Otto Alencar e Renan Calheiros (MDB-AL) defenderam que o projeto seguisse o rito tradicional, passando pela comissão.

Com o pedido de vista, a análise da proposta — que altera critérios de penas relacionados aos atos de 8 de janeiro — corre o risco de ser empurrada para 2026. De acordo com Gayer, a intenção do paraibano seria exatamente essa, uma manobra para atrasar o andamento da proposta.

Hora Agora

Postagem Anterior Próxima Postagem