Três faculdades de medicina de JP e uma de CG registram mau desempenho em avaliação nacional


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira, 19, os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que avaliou 351 cursos de Medicina em funcionamento no país. O levantamento revelou que uma parcela significativa das graduações apresenta desempenho considerado insatisfatório.

De acordo com os dados oficiais, cerca de 30% dos cursos avaliados receberam conceitos 1 ou 2, em uma escala que vai de 1 a 5. Ao todo, 107 cursos ficaram nessas faixas mais baixas, sendo 24 com nota 1 e 83 com nota 2, o que indica fragilidades na formação oferecida aos estudantes.

PARAÍBA

Quatro universidades da Paraíba que figuram na lista com mau desempenho. São elas a Unifacisa (de Campina Grande), Unipê, Famene e Afya Paraíba (as três de João Pessoa). Todas ficaram com conceito Enade na faixa 2, notas consideradas insatisfatórias. 

A avaliação teve como base o desempenho de aproximadamente 89 mil estudantes que participaram do exame aplicado em 2025, entre concluintes e alunos de outras etapas da graduação. Entre os cerca de 39 mil concluintes, pouco mais de dois terços alcançaram um nível de proficiência considerado adequado pelo Inep.

Os cursos mal avaliados poderão sofrer medidas regulatórias por parte do Ministério da Educação, como redução de vagas, suspensão de novos ingressos e restrições ao acesso a programas federais de financiamento estudantil. 

Do total de cursos com conceito baixo, 99 estão sujeitos diretamente a sanções do MEC, enquanto os demais seguem regras específicas por estarem vinculados a sistemas estaduais ou municipais.

Postagem Anterior Próxima Postagem