Os melhores desempenhos da Paraíba no Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica)ficaram com instituições públicas federais. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), nos campi de Campina Grande e Cajazeiras, obtiveram conceito 4, a mais alta pontuação registrada no estado nesta edição do exame.
Apesar do protagonismo das universidades públicas, nenhuma instituição paraibana alcançou a nota máxima, o conceito 5. O resultado indica bom desempenho acadêmico, mas também evidencia que o estado ainda não atingiu o patamar de excelência máxima definido pelo Ministério da Educação para o curso de Medicina.
FACULDADES PRIVADAS
Na faixa intermediária, com conceito 3, aparecem o Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), em Cajazeiras, e o Centro Universitário de Patos (UNIFIP). Já com conceito 2 figuram instituições privadas localizadas em João Pessoa e Campina Grande, como UNIPÊ, UNIFACISA, FAMENE e Afya Paraíba, compondo o grupo com avaliação inferior entre os cursos analisados no estado.
CONSEQUÊNCIAS DO MAU DESEMPENHO
O Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) é uma prova anual para medir o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino.
Ações de supervisão – Os cursos com conceito 1 e 2 pertencem a 93 instituições de educação superior e estão sujeitos a um processo de supervisão, com a aplicação de diferentes medidas cautelares, de forma escalonada, conforme o percentual de concluintes considerados proficientes. Quanto maior o risco ou ameaça ao interesse público e aos estudantes, mais graves serão as medidas adotadas.
