Universidades públicas têm os melhores cursos de Medicina da Paraíba, aponta exame nacional


Os melhores desempenhos da Paraíba no Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica)ficaram com instituições públicas federais. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), nos campi de Campina Grande e Cajazeiras, obtiveram conceito 4, a mais alta pontuação registrada no estado nesta edição do exame.

Apesar do protagonismo das universidades públicas, nenhuma instituição paraibana alcançou a nota máxima, o conceito 5. O resultado indica bom desempenho acadêmico, mas também evidencia que o estado ainda não atingiu o patamar de excelência máxima definido pelo Ministério da Educação para o curso de Medicina.

FACULDADES PRIVADAS

Na faixa intermediária, com conceito 3, aparecem o Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), em Cajazeiras, e o Centro Universitário de Patos (UNIFIP). Já com conceito 2 figuram instituições privadas localizadas em João Pessoa e Campina Grande, como UNIPÊ, UNIFACISA, FAMENE e Afya Paraíba, compondo o grupo com avaliação inferior entre os cursos analisados no estado.

CONSEQUÊNCIAS DO MAU DESEMPENHO

O Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) é uma prova anual para medir o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino. 

Ações de supervisão – Os cursos com conceito 1 e 2 pertencem a 93 instituições de educação superior e estão sujeitos a um processo de supervisão, com a aplicação de diferentes medidas cautelares, de forma escalonada, conforme o percentual de concluintes considerados proficientes. Quanto maior o risco ou ameaça ao interesse público e aos estudantes, mais graves serão as medidas adotadas.  

Postagem Anterior Próxima Postagem