![]() |
| Governador comemora resultado - Foto: BNDES |
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) realizou, nesta sexta-feira (15), o leilão da Parceria Público-Privada (PPP) para os serviços de esgotamento sanitário em municípios paraibanos. O certame ocorreu na sede da B3, a bolsa de valores de São Paulo, e contou com a presença do governador Lucas Ribeiro (PP).
A vencedora foi a empresa espanhola Acciona, que apresentou proposta única e ficará responsável pela operação dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das regiões do Alto Piranhas e do Litoral pelos próximos 25 anos.
De acordo com o projeto, a parceria prevê investimentos estimados em cerca de R$ 3 bilhões ao longo do período de concessão. A iniciativa tem como foco ampliar a coleta e o tratamento de esgoto, modernizar a infraestrutura existente e fortalecer a sustentabilidade ambiental dos sistemas hídricos no estado.
A expectativa é de que aproximadamente 1 milhão de pessoas passem a ter acesso ao sistema de esgotamento sanitário após a implantação da PPP. O contrato também prevê a construção de 104 novas estações de tratamento de esgoto, além da implantação de mais de 2,8 mil quilômetros de redes coletoras e cerca de 566 mil novas ligações domiciliares.
